A Prefeitura de Igarapé Grande, através da secretaria municipal de Agricultura, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, realizou na tarde deste sábado (09) a 9ª edição da Feira da Agricultura Familiar.

A Feira da Agricultura Familiar de Igarapé Grande, que acontece em frente a Igreja católica e próximo a Praça Mariano Costa, é marcada pela comercialização de produtos locais sem a presença de agrotóxicos.

 

 

O objetivo com a Feira é também incentivar a participação dos fornecedores, além de criar espaço favorável de comércio para os pequenos produtores, aumentar a renda familiar e melhorar as condições de vida das comunidades rurais, por meio da produção e comercialização de produtos da agricultura familiar.

 

 

Nas barracas da Feira da Agricultura Familiar, os consumidores encontravam hortaliças, caldos, macaxeira, galinha caipira, mel, milho, limão, queijo, abobora etc ...

 

Secretária da Agricultura Maria Aparecida

Segundo a secretaria Municipal de Agricultura Maria Aparecida, foi muito boa feira que aumentou e muito em número de pessoas comprando a produção agrícola trazida diretamente do campo. "A feira foi um sucesso com um volume de gente muito grande, comprando e valorizando a produção agrícola do homem do campo, graças ao Programa da Agricultura Familiar," disse.

Estiveram presentes a secretários Aparecida (Agricultura), João Evangelista (Educação) e o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Hélio Rocha.

 

 

 

 

Foi realizado nesta quinta-feira (21), as 08:30h, da manhã, uma palestra sobre a alimentação adequada que os hipertensos e diabéticos, podem consumir diariamente, com a nutricionista Nara Paulino, também foi realizado teste rápido de glicemia e aferição de PA (Pressão arterial), na Igreja Católica da Vila Matias, em Igarapé Grande (MA).

 

 

O objetivo foi demonstrar para as pessoas que são hipertensas ou diabéticas que elas podem consumir quase todos os alimento de forma não exagerada. E que elas podem fazer esse regime alimentar sem sofrer com aquele desejo de comer com exagero. Mas, que elas tem que se policiar no sentido de monitorar o seu comportamento em relação a alimentação que deve ser saudável.

A palestra vai servir ainda para alertar diabéticos e hipertensos, dos perigos que eles correm ingerindo qualquer tipo de alimento. Durante a palestra a nutricionista falou bastante para as pessoas comerem frutas, legumes e consumir também uma comida balanceada e leve tanta de gordura com de sal, o grande vilão.

 

Nutricionista Nara Paulino

Segundo a nutricionista Nara Paulino, a importância da palestra foi de esclarecer para as pessoas o que pode e o que não pode comer, deixando de lado essa questão do medo e que tudo pode fazer mal. Outra, é que tanto diabético como hipertenso devem consumir bastante fruta sem tentar economizar. "A importância dessa palestra foi trazer informações precisas para essas pessoas que elas devem consumir os alimentos sem medo, porque aqui eu estou informando o que pode e que não é aconselhável ser ingeridos por eles, tentei desmistificar indicando os alimentos adequado e natural como consumirem o alimento regional como da Agricultura Familiar, por serem natural e fresco sem muito agrotóxico," disse.

 

 

Raimundo Anselmo da Silva

Para o morador da Vila São Raimundo Anselmo da Silva (60), "Achei importante porque aprendi que nem todo tipo de comida é adequado como cozidão que tem muita gordura, e eu como mais é peixe que é mais saldável," folou.

 

Maria do Nascimento

Para a doméstica do Lar Maria do Nascimento (51), "Aprendi qual é o remédio que eu posso beber, o que eu posso comer sem medo de que me venha fazer mal algum," disse.

 

 

A palestra foi realizada pela equipe da Atenção Básica Saúde da Família em parceria com o Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e a Secretaria Municipal de Saúde, contando com o apoio da Prefeitura na pessoa do Prefeito Erlanio Xavier (PDT).

 

 

 

Secretários Municipais entregaram o Relatório de Gestão referente ao ano de 2018, nesta sexta-feira 15 de fevereiro, do ano em curso, no período da manhã.

O relatório é um documento anual que todas as secretarias obedecendo a Instrução Normativa, devem entregar ao setor de contabilidade da prefeitura, para a prestação de contas junto ao Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA), como exercício financeiro de 2018.

 

 

O objetivo dos relatórios é descrever minuciosamente todas as ações realizadas por cada secretaria ao longo do ano. E todas as informações descritas no referido documento, servirão de base para ser apresentada no Relatório Anual de Gestão do Prefeito.

Pode-se dizer ainda que, a Prestação de Contas dos Secretários ou Contas de Gestão dos administradores, responsáveis pelo órgão superior da administração direta do Município, em geral: segue com Ofício de encaminhamento; Exposição circunstanciada de gestão; Recomendações e determinações do TCE/MA e o Inventário anual dos bens móveis e imóveis.

 

 

 

Igarapé Grande recebe mais um ônibus escolar do Governo do Estado, para beneficiar o transporte de estudantes do município, nesta sexta-feira (08) de ferreiro de 2019, as 09:00h,em São Luís do Maranhão.

 

 

O prefeito Erlânio Xavier (PDT) esteve presente na cerimônia de entrega do ônibus, onde recebeu das mãos do governador Flávio Dino (PC do B) as chaves do veículo, na presença do Secretário Municipal de Educação de Igarapé Grande João Evangelista (João da Caema) é do secretário de Transportes Lourenço.

A aquisição desses veículos retrata um investimento 1,9 milhões, que segundo informações foi com recursos próprios do Governo do Estado (Tesouro do Estadual). O trâmite, foi por meio da adesão da Ata de Preço do Programa Caminhos da Escola, do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) que integra o Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (PEATE).

Já é a segunda vez que o Governo do Maranhão faz entrega de ônibus somente este ano. Mas, de 2015 até o ano de 2019 já foram 102 ônibus novos entregues para realizar o transporte de estudantes nas demais regiões do estado.

 

 

Os ônibus escolares são equipados com itens de segurança necessários para transportes de 44 passageiros sentados. Além do mais os veículos vão garantir os estudantes que necessitam do transporte.

 

 

Centenas de pessoas lotaram o pátio do Centro Ensino Chagas Costa, no 1º Mutirão do Glaucoma 2019, realizado nesta quinta-feira (08) de fevereiro, no referido colégio, no horário das 08:00 as 12h, em Igarapé Grande (MA), promovido pela parceria da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde e o Governo do Estado.

A iniciativa da Prefeitura Municipal de Igarapé Grande ao realizar o Mutirão do Glaucoma, visa combater a doença que age silenciosamente e tem a capacidade de causar sérios distúrbios visuais e inclusive a cegueira.

 

Médico Ricardo Pimenta Alves

Para o médico Ricardo Pimenta Alves oftalmologista especialista em retina, responsável pelo atendimento do programa de prevenção ao glaucoma, falou que o trabalho que realiza, faz parte de um programa do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado e as secretarias municipais de saúde, que tem por finalidade fazer o diagnóstico precoce e de qualquer outra doença nos olhos, que o mesmo perceba no paciente, sem ser o glaucoma. Também falou do risco que alguns pacientes correm, por não consultar com um oftalmologista formado e especializado, bem diferente de profissionais que realiza consulta de vista, apenas práticos sem saber identificar uma patologia no olho. "Essas consultas tem o caráter de visitas a cada três meses para fazer uma análise correta de quem já foi diagnosticado para saber se os medicamentos passados estão fazendo os efeitos esperados, reduzindo a pressão dos olhos e para estabilizar a doença," finalizou.

 

Professor Kleber Magalhães Paulino

Para o professor Kleber Magalhães Paulino (57), que foi uma das pessoas que também fez o exame, falou que tem um problema de pressão nos olhos em que foi passado certo tipo de colírio. "Foi satisfatório fazer o exame pra mim ter certeza do problema para procurar sanar o mesmo," disse.

 

José Alves de Sousa

"Tem que fazer uma limpeza na lente (cristalino ou retina) dos olhos em Teresina ou São Luís," falou o senhor José Alves de Sousa, vulgo Zeca Mariano (82).

 

Zumira Neves da Silva

Já dona Zumira Neves da Silva (75), disse que a consulta foi muito boa, sem bronca nenhuma, finalizou.

O glaucoma é uma doença silenciosa que se não for identificada logo através de exame, não existe forma de diagnosticá-la para tentar amenizar a doença. Ou seja, não existe cura para o glaucoma. A única coisa que a pessoa portadora da doença pode fazer é prevenir ou paralisar, como forma de diminuir o aceleramento da mesma. Por isso a importância da ida ao oftalmologista regularmente para obter o diagnóstico ou a prevenção, se foro caso.

Para as pessoas saberem se são portadoras ou não do glaucoma vejam aqui alguns sintomas aqui, descrito, como:

- Dor intensa e vermelhidão nos olhos;

- Visão turva e embaçada;

- Dificuldades para enxergar no escuro:

- Lacrimejamento;

- Dor de cabeça forte.

Esse trabalho todo realizado pela Secretaria de Saúde sobre o Glaucoma, tem o forte apoio da Prefeitura Municipal de Igarapé Grande, na pessoa do prefeito Erlanio Xavier (PDT).

 

 

 

 

 

Pagina 1 de 7