A Saúde de Igarapé Grande realizou Mutirão de combate a Dengue

A Secretaria de Saúde e Prefeitura Municipal de Igarapé Grande realizaram hoje, 06 de dezembro 2018, no período da manhã, o "Mutirão de Combate a Dengue", junto a Equipe de Atenção Básica e Epidemiologia e Imunização do Munícipio, no bairro Santa Madalena.

O objetivo foi de conscientizar a população, e orientando o povo da comunidade, para que estes façam a prevenção da doença, que pode matar, evitando à proliferação do mosquito na área. Ou seja, a equipe de Atenção Básica instruía as pessoas, sobre o que elas deveriam fazer em suas casas, e nos arredores da mesma, para não deixar acumular água parada. O que pode se transformar num possível criadouro do mosquito.

No Mutirão uma faixa educativa foi usada pelos Agentes de Saúde. E muita informação foi repassada para a população, através de panfleto, sobre o perigo da doença e sobre o agente causador o mosquito Aëdes aegypti transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica Vírus. De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica, Fabiana Meireles do Nascimento, 80 famílias foi visitada, e os agentes passaram orientações preventivas aos moradores e realizaram o trabalho de busca e eliminação de focos.

Medidas para combater a dengue - A população deve ajudar a combater o mosquito da dengue através de medidas simples como acondicionar o lixo de maneira correta; colocando areia nas bordas dos pratos de plantas e flores; limpando o bebedouro dos cachorros e gatos; removendo as folhas e galhos que podem entupir as calhas de água; mantendo a caixa de água sempre tampada; limpando lajes e locais que acumulam água e jogando latas, garrafas pets, copos e embalagens plásticas em sacos de lixo fechados.