Profissionais da Atenção Básica fazem treinamento sobre a hanseníase em Igarapé Grande

Os profissionais da Atenção Básica tiveram nesta sexta-feira (25) pela manhã, um treinamento promovido pela Secretaria de Saúde, no Salão Paroquial da Igreja Católica, centro de Igarapé Grande (MA), para aprender como lhe dar com a Hanseníase (Tratamento, Diagnóstico e Cura) no intuito de realizar o tratamento adequado e como fazer a abordagem correta junto aos portadores da patologia.

Além do treinamento foram entregues bolsas, para os Agentes Comunitários de saúde (ACS) e Agentes de Endemias.

Secretária de Saúde Raquel Evangelista

Segundo a secretária Municipal de Saúde Raquel Evangelista, falou que durante o treinamento tiveram um momento de reflexão, sobre o tema da palestra: Hanseníase, Tratamento, Diagnóstico e Cura, que por sinal achou importante a presença do corpo da saúde do município tentando aprender e entender o que é a doença. "Sei que os Agentes de Endemias e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) além de aprender tiveram muito proveito do que foi ensinado, inclusive sobre o preconceito das pessoas com relação a doença em si," disse.

Enfermeira Cristina Carneiro

"Em comemoração ao Janeiro Roxo, estamos aqui com todos os profissionais da Atenção Básica, onde falamos a respeito da Hanseníase e percebemos que o assunto foi bem questionado e que o aproveitamento teve um feedback consideravelmente bom," falou a enfermeira Maria Cristina Carneiro Vieira coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Genival Oliveira (ACS)

"O treinamento foi muito importante porque adquirimos um conhecimento, digamos que, sofisticado sobre a Hanseníase, onde nós conhecemos e tiramos algumas dúvidas que provocava na gente o medo da doença, devido a falta de conhecimento, mas, tudo foi muito bem esclarecido e agora tudo vai ser diferente," falou Genival Oliveira dos Santos (ACS).

Francisco das Chagas (ACS)

"Na verdade nós estamos se reciclando nesse treinamento sobre a Hanseníase, onde nossa cidade existe vários casos inclusive na Trizidela, minha área, e aprendi bastante e com certeza agora nós iremos avançar tirando esse empecilho ou essa barreira que nos impedia de fazer nosso trabalho, que agora com o conhecimento adquirido vamos trabalhar bem melhor," falou Francisco das Chagas Lima Araújo (vulgo Kico), Agente Comunitário de Saúde do bairro Trizidela.

O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, e da Prefeitura Municipal de Igarapé Grande, na pessoa do prefeito Erlânio Xavier (PDT).