Jovens de Igarapé Grande fizeram o curso preparatório Jovem Aprendiz

SLIDE DE NOTICIAS

A Prefeitura Municipal de Igarapé Grande, na pessoa do prefeito Erlanio Xavier (PDT), juntamente com a Secretaria Municipal da Juventude, realizaram o curso livre preparatório para o jovem aprendiz 2019, para mais de 65 jovens, na Unidade Escolar Professor Antônio Anacleto, localizado na Rua das Laranjeiras, S/N, no período da manhã, deste último domingo (2) de junho do ano em curso, em Igarapé Grande (MA).

A duração do curso foi de quatro domingos (32h), onde eles aprenderam noções de Administração básica, Técnicas de vendas, Operador de caixa e Telemarketing, Atendimento ao público e atendente de farmácia.

O objetivo do curso foi passar para os jovens conhecimentos básicos equivalentes ao mercado de trabalho. Pois, segundo informações, todo aparato do conteúdo ministrado aos jovens, vai dar a eles uma preparação para o despertar de uma profissão futura na vida de cada um. Porém, com o jovem aprendiz 2019, a pessoa inserida no programa adquiri experiências e conhecimento sobre esse mercado de trabalho. E sem a experiência alguma fica difícil para o jovem conseguir a tal sonhada vaga de emprego.

 

Secretário da Juventude Plínio Filho

Segundo o Secretário da Juventude Plínio Barroso, esse curso representa uma etapa a mais que os jovens estão subindo rumo ao sucesso na vida. E nosso propósito é abrir espaço para os jovens da nossa cidade, porque são eles que vão ser as autoridades de amanhã. "Eu juntamente com o prefeito Erlanio Xavier, vamos nos comprometer com vocês e peço que transmitam a outros jovens que a Secretaria da Juventude tem 136 cursos para a cidade, que, vai ser uma grande oportunidade para quem quiser, digo também que esta secretaria já está com um projeto de 15 computadores para ser instalado aqui pra vocês, para se conectarem com o mundo e já irem se encaixando numa profissão," disse.

 

Professora Erlene Oliveira da Silva Araújo

"O curso preparatório para o Jovem Aprendiz, que é um programa do governo federal, serve como base de conhecimento onde eles vão ter uma noção do que é esse mercado de trabalho," disse a professora Erlene Oliveira da Silva Araújo.

 

Vereador e Presidente da Câmara Pedro Cidade

 

Para o vereador e presidente da Câmara Pedro Cidade (DEM), falou que a esperança do Brasil está nos jovens, porque eles serão o futuro amanhã. "Então, jovens, são vocês que devem se preparar e se qualificar para estarem mais preparados pro mercado de trabalho, bem digo que ao fazer esse curso para alguns, pode não ter sido importante, mas, amanhã quando se depararem com uma situação que o curso foi benéfico vai lembrar que valeu apena fazer o curso," disse.

 

Secretária da Agricultura Maria Aparecida

 

Para a secretária Municipal de Agricultura Maria Aparecida, "A vida é cheia de desafios por isso parabenizo a todos os alunos que concluíram esse curso, porque vocês só estão começando," falou a secretária.

 

Milana Freitas Viana

"Foi um ótimo curso onde aprendemos muitas coisas como nos comportarmos como profissionais e respeitar os clientes," falou Milana Freitas Viana

 

João Pedro da Silva

 

"Muitas coisas que não sabíamos aprendemos nesse curso que fizemos, gostei e aprendi bastante," falou João Pedro da Silva.

 

O programa Jovem Aprendiz foi instituído pela Lei nº 10.097/2000 e regulamentada pelo Decreto nº 5'598/2005, destinado a oferecer vagas de emprego para jovens. Para ser Jovem Aprendiz, é necessário ter idade entre 14 e 24 anos e estar estudando (Fundamental, Médio ou Superior) ou ter terminado o ensino Médio.