A Prefeitura através da Secretaria de Saúde capacitou os ACS sobre o Previne Brasil

Os Agentes Comunitários de Saúde participaram de uma capacitação sobre o Previne Brasil, com o objetivo de atingir as metas conforme a realidade dos indicadores discutidos no curso, promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Instituto Ovídio Machado, na manhã e tarde de terça-feira (12) de setembro de 2023, na Câmara Municipal de Vereadores, na Rua 21 de Abril, Centro, em Igarapé Grande (MA).

O Previne Brasil é formado por sete indicadores. No entanto, os ACS se capacitaram, para melhor trabalhar em suas microáreas da população, onde cada agente tem uma meta a cumprir. Seja, com gestantes, hipertensos, diabéticos, crianças com menos de 1 ano que devem estar com a vacina em dia e outros.

Os numeradores dos sete indicadores são constituídos, em sua maioria, pela quantidade de pessoas acompanhadas e são oriundos da produção das equipes do município.

Os indicadores definidos pela política são 7, sendo eles:

1. Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação;
2. Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV;
3. Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado;
4. Cobertura de exame citopatológico;
5. Cobertura vacinal de Poliomielite inativada e de Pentavalente;
6. Percentual de pessoas hipertensas com Pressão Arterial aferida em cada semestre;
7. Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.

Carmen Bezerra dos Santos enfermeira e facilitadora do Instituto Ovídio Machado

“Os agentes de saúde estão divididos entre sete grupos, em que cada grupo ficou com um indicador para que possam trabalhar, discutir a realidade e apresentar o resultado final para a gestão de saúde do município”, falou Carmen.

Kauê Rodrigues de Sousa ACS

“A gente está se aperfeiçoando com o curso que prefeitura disponibilizou para nos capacitar com ações que estimule o nosso conhecimento, para a gente trabalhar melhor”, disse.